Consumers set up a blockbuster holiday season at the Box Office
O brasileiro está se apropriando cada vez mais do feriado mais brilhante do ano, o Carnaval. Seja nos bloquinhos de São Paulo, entre os bonecos de Olinda no Recife, correndo atrás do trio elétrico em Salvador ou em plena Marquês de Sapucaí, os foliões não deixam de curtir e compartilhar tudo sobre essa grande festa.
Os dados coletados pela Comscore através da ferramenta de listening de redes sociais, Social Studio, mostram que o volume de menções que já havia sido alto em 2017, aumentou em 82% no carnaval deste ano, registrando mais de 184 mil menções sobre o Carnaval no digital.
Os foliões que compartilharam imagens, vídeos ou textos e comentários no Twitter, Facebook, Instagram, blogs, fórums, estão bem distribuídos entre os gêneros, mas em sua maioria são da faixa entária de 21 – 34 anos.
O dia com mais menções ao Carnaval foi 14 de fevereiro, quando ocorreu a apuração das notas do Grupo Especial do carnaval 2018 do Rio, com mais de 27.600 menções no digital.
O Rio de Janeiro também se destacou em comparação a São Paulo com relação ao número de menções. Durante o Carnaval, a maior parte das publicações da internet se referiam às escolas de samba que desfilaram no Rio. Entretanto, as menções atreladas às escolas de samba de São Paulo foram mais positivas que a as de escolas do Rio em 21,9 pontos percentuais – 87,2% menções positivas contra 65,3%.
Além dos foliões, grandes veículos também se dedicaram à cobertura do evento em seus perfis sociais. Globo, Globo News e Portal R7, perfis considerados influentes devido à sua popularidade – respectivamente 11.6MM ; 3.5MM e 4.5MM –, mencionaram intensamente o Carnaval durante o feriado. Inclusive, a hashtag #globeleza, originalmente promovida pela TV Globo, foi a hashtag de mais destaque depois de #carnaval.
Com o Social Studio, a Comscore pode ajudar você a identificar influencers, mensurar o desempenho da sua marca e o impacto de suas ações nas redes sociais e no digital como um todo.
Para entender o que mais você pode - e deve - aprender com os nossos insights, entre em contato.