Publicidade em TV Conectada: uma oportunidade estratégica para os anunciantes no Brasil

São Paulo, 26 de setembro de 2024 – O investimento em TV Conectada (CTV) deverá atingir entre 25 a 50% do total dos orçamentos publicitários nos próximos cinco anos, de acordo com o último estudo da Comscore “A TV Conectada na América Latina”, patrocinado por Siprocal, OMG, Pluto TV, Roku, Canela Media, Kivi, Mercado Livre, Samsung Ads, TelevisaUnivision, Totalplay, Warner Bros e Soko, e validado por diversas organizações do setor, como o IAB de diversos países da região.

Este crescimento significativo representa uma oportunidade valiosa para os anunciantes, que podem aproveitar a preferência dos espectadores por modelos de assinatura gratuitos ou híbridos.

A Comscore revela que quase metade (45%) dos espectadores de CTV no Brasil prefere uma alternativa com pelo menos alguns anúncios, híbrida ou gratuita. Esta aceitação da publicidade na TV Conectada reflete-se no comportamento do consumidor: 32% procuraram informações após verem um anúncio neste meio e 15% efetuaram uma compra.

Cenário das Assinaturas
Em média, um domicílio no Brasil com acesso a dispositivos CTV tem, aproximadamente, 8.2 assinaturas de serviços de streaming, das quais 4.7 são pagas e 3.5, gratuitas. Além disso, a presença de crianças no domicílio aumenta a contratação de serviços por assinatura: 5.0 é o número de assinaturas pagas por domicílios com crianças enquanto o número cai para 4.1 naqueles que não possuem.

O consumo brasileiro de streaming de vídeo na TV Conectada
As Smart TVs dominam o acesso ao conteúdo de CTV no Brasil, com 96% dos entrevistados as utilizando, seguidas por dispositivos de streaming (20%), set-top box (16%) e console de videogame (16%). Ter total atenção a um filme ou programa ou “maratonar” são hábitos relatados como frequentes, respectivamente por 69% e 65% destes espectadores.

Já dentre os conteúdos mais populares nos dispositivos CTV, estão os filmes (94%), séries de TV (88%) e esportes (64%), enquanto o futebol domina o mundo esportivo neste meio (95%), seguido de voleibol (44%) e Fórmula 1/corrida (43%).

Fatores que impulsionam o crescimento da CTV
Em nível regional, a Comscore identifica três fatores principais que impulsionaram a adoção da TV Conectada:

1. Pandemia: as mudanças nos hábitos de consumo de mídia durante a pandemia aumentaram a demanda por opções de entretenimento nos lares.

2. Infraestrutura e dispositivos: melhor conectividade e preços mais acessíveis para Smart TVs, juntamente com a oferta combinada de serviços de streaming, contribuíram para o crescimento deste meio.

3. Audiências: o consumidor multiplataforma, com maior controle sobre sua programação, tem favorecido a adoção da TV Conectada.

Olhando para o futuro
A Comscore prepara a terceira onda do seu estudo (dados de 2024), com lançamento em breve.

Para acessar os dados públicos do estudo no Brasil, clique aqui. Se você deseja ser patrocinador do estudo de 2024 ou acessar dados completos de anos anteriores, entre em contato conosco aqui.

Sobre a Comscore
A Comscore (NASDAQ: SCOR) é um parceiro confiável para planejamento, transação e análise de mídia entre plataformas. Com coleta de dados que combina digital, TV linear, inteligência de audiência over-the-top e dados de bilheteria de cinema com insights avançados de audiência, a Comscore permite que compradores e vendedores de mídia quantifiquem seu comportamento multitelas e tomem decisões de negócios com confiança. Líder comprovada em medição de audiências digitais, de TV e publicidade em escala, a Comscore é a fonte terceirizada emergente do setor para medição confiável e abrangente de plataforma cruzada. Para mais informações sobre a Comscore, visite o site www.comscore.com

Media Contact
Roberta Cavalcante
Comscore, inc.
press@comscore.com

Más sobre

Connected TV